Outubro Rosa é uma campanha feita para alertar todas as mulheres e a sociedade sobre o câncer de mama. Infelizmente, no Brasil, a doença afeta 59 mil mulheres todos os anos e mata 19 mil delas.

É um número que assusta e preocupa, né? Mas a boa notícia é que graças ao avanço da ciência, o cenário de combate à doença vem mudando.

Hoje já existem tratamentos que podem controlar o tumor por vários meses ou até anos, mesmo quando o diagnóstico é feito em um estágio avançado.

Ainda há muitas mulheres que não sabem da importância do autocuidado e viemos te conscientizar sobre o assunto, pois se nos unirmos e cuidarmos umas das outras, podemos juntas, mudarmos este número.

Quais são os primeiros sinais do câncer de mama e o que devo observar?

A principal forma de manifestação do câncer de mama é o nódulo (caroço) endurecido, fixo e ele pode ser indolor. Outros sinais são:

🌸 Endurecimento de partes da mama.

🌸 Mudança na pele (retração ou aparência de “casca de laranja”).

🌸 Saída espontânea de líquido do mamilo, que pode ser: pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta.

🌸 Vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo.

🌸 Nódulo no pescoço ou nas axilas.

O autoexame funciona?

Sei que muitas de vocês tem essa dúvida, mas sabia que em 80% dos casos o tumor é descoberto pelas próprias mulheres e quando é diagnosticado precocemente, são quase 100% de chances de cura? 😊

Por isso, destacamos a importância do autoexame. É simples, fácil e rápido de fazer!

Lembre-se que isso NÃO substitui a mamografia, apenas detecta os primeiros sinais do câncer de mama e caso você sentir algo estranho, nós aconselhemos a procurar o seu ginecologista o mais rápido possível.

Como fazer o autoexame:

🌸 Em pé, em frente ao espelho:

Primeiro observe, com os braços abaixados, o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

Depois, levante o braço e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.

🌸 Deitada:

Com a mão esquerda, apalpe a mama direita e faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

Faça o mesmo movimento com a mão direita na mama esquerda.

🌸 No banho:

Com a pele ensaboada, eleve um dos braços e deslize os dedos sobre a mama, estendendo até a axila. Faça dos dois lados.

Doação Força Rosa 🎀

Neste mês, estamos com uma ação muito especial:

Na compra de qualquer produto Luminus, parte de todo nosso faturamento, será doado para o Hospital da Mulher (CAISM – UNICAMP) em apoio às mulheres com câncer de mama.

Para quem não conhece, o Hospital se localiza em Campinas/SP e é referência regional na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido e consolidou como referência nacional para o tratamento de câncer ginecológico e mamário.

Para saber mais sobre o CAISM, acesse https://www.caism.unicamp.br/

Você já se cuidou hoje?

Nós mulheres não paramos um minuto, né? Estamos 24 horas correndo atrás de mil coisas, sempre cuidando das outros e esquecemos da coisa mais importante: nossa saúde.

E miga, com saúde não se brinca! Precisamos parar e refletir se estamos dedicando um tempo a nós.

É muito importante irmos ao médico regularmente, consumir menos bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e comer de forma mais saudável.

Então promete pra mim que você vai se olhar com mais carinho, com mais cuidado? Reserve um dia para você e se cuide garota! 🌸

Lembre-se que a pessoa que mais te ama nesse mundo, é você mesma. E nós, estamos aqui por você e para cuidar de você! 💜