BoOoOoO! 👻

Quando chega o mês de outubro, as fantasias de bruxa, fantasma, zumbi e personagens de filmes de terror saem do armário, não é?

O objetivo? Celebrar o Halloween! \o/

A data é originalmente irlandesa, e ganhou fama nos Estados Unidos, reunindo muitas curiosidades à sua volta.

Escolhemos as mais legais e interessantes para deixar a sua festa ainda mais divertida e horripilante! 💀

Vamos lá?

1. A história da data 🇨🇮

A celebração teve o seu nome originado da expressão “All Hallows Eve”, em português, “Noite de todos os santos”, que abreviando, ficou Halloween. Os registros históricos apontam o festival Celta de “Samhain” como início da data. Durante o evento, era celebrado o fim da época de colheitas. Os celtas acreditavam que no dia 31 de outubro, a divisão que existe entre o mundo dos vivos e dos mortos ficava mais acessível.  E por isso, os desencarnados conseguiam voltar ao nosso mundo para assustar e atormentar quem encontrassem pelo caminho. A solução? Usar máscaras de monstros e fogo para espantá-los.

2. O que as bruxas tem a ver com isso 

Aqui no Brasil, a data passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Mas porquê? Simplesmente, misturaram todas as versões da origem da data. Então, a versão final, é que no dia 31 de outubro, as bruxas se encontram. E nesse encontro, muita confusão, feitiços e vassouras voadoras assombram a população. Inclusive, há quem diga que se alguém quiser ver uma bruxa, basta usar roupas do avesso e ande de costas na noite do Halloween. Será?

3. Significado das cores 🧡💜🖤

Não é à toa que o laranja, o preto e o roxo, são as cores mais utilizadas durante a celebração da data. Sabe porquê? O laranja, remete à energia e vitalidade, rés a lenda que os espíritos sugavam a energia de quem usava essa cor.
Já o roxo, é o símbolo da magia que rodeia as comemorações, que, combinado com o preto, se torna a cor preferida dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes.

4. Cabelo e Halloween 

Acharam que a gente ia deixar as madeixas de fora? Nunca! Elas também têm um significado incrível no Halloween. Os cabelos de bruxas são poderosos, porque eles contam o tempo, representando a nossa história, servindo de ponto de encontro entre o que acreditamos e o que sonhamos. Por isso, dizem que trançar os cabelos em oração, ao mesmo tempo em que se mentaliza um desejo, ele pode se realizar. Está triste? Trance os cabelos, assim a tristeza ficará presa.

A cor dos cabelos tem simbologias místicas, quer ver?

Louros: Representam os descendentes dos povos das fadas. Castanhos: Promovem equilíbrio e sentem forças intensas. Ruivos: Denotam personalidade forte com elementos do fogo, que representam magia e proteção. Preto: concentra a força do elemento água, envolvendo muita empatia e a capacidade de ouvir. Cinza/Branco: representa as energias do espírito, com foco no elemento sabedoria e maturidade, representando a travessia da vida.

5. Gostosuras ou Travessuras? 🍭

A tradição de passar de casa dizendo “Doces ou travessuras?”, se chama “souling” e começou na Europa, quando a pessoa que abrisse a porta tinha duas opções: oferecer doces, ou, sofrer uma pequena travessura das crianças. Registros contam que no dia de todas as almas, um bolinho chamado “soul cake” ou “bolo de almas”, era feito com pão e groselha, e a cada bolo recebido, uma oração para um parente morto de quem o deu deveria ser feita. Adaptaram o hábito e uma nova brincadeira surgiu.

Gostou? Agora, é só escolher a maquiagem, o penteado e cair na festa mais assombrada do ano! 🎃