Assim como os ondulados e cacheados, os cabelos lisos também possuem diferentes tipos de fios.

Para cada um deles, existe um tipo de cuidado que deve ser tomado para garantir brilho, hidratação e nutrição na medida certa.

Os cabelos lisos são muito versáteis, pois, permitem variações apenas com o uso de modeladores, chapinhas, bobes ou babyliss, podendo ficar ondulados, cacheados e até mesmo, frisados, compondo visuais modernos e ousados.

Características e tipos de cabelos lisos

A principal característica dos cabelos lisos, é não possuírem nenhum tipo de ondulação ou espiral, havendo variação apenas na textura, que pode ser fina, média ou grossa.

Quanto aos tipos, existem três: liso natural, liso químico e liso mecânico.

Agora que você já entendeu as características básicas dos cabelos lisos, vamos te ensinar tudinho sobre cada um deles e quais cuidados ter para ficar sempre diva!

Cabelos lisos naturais

Os cabelos lisos naturais são o sonho de muitas mulheres, pois os fios são naturais e tendem a ser sedosos, já que a oleosidade natural do couro cabeludo se distribui facilmente pelo comprimento, chegando às pontas e mantendo um equilíbrio visível a olho nu.

Como existem os três tipos de textura, quem tem cabelos lisos e finos, deve evitar produtos muito oleosos, para que os fios não fiquem com aspecto pesado e sem brilho, já que possuem pouco volume e são mais frágeis.

A mesma dica vale para os cabelos lisos de textura média e grossa, que mesmo com mais volume, devem receber muita atenção quanto à quantidade de produtos, que exceto o shampoo, devem ser aplicados apenas no comprimento e nas pontas.

A hidratação deve ser incluída na rotina de cuidados, pois, mesmo com características favoráveis, o uso de secadores, chapinhas e babyliss retiram a oleosidade natural dos fios, causando ressecamento, e também, o temido frizz.

Cabelos lisos químicos

Nem todo mundo nasce com cabelos lisos, e nem por isso, é impossível ter madeixas sem ondas ou cachos. Como o nome já diz, esse tipo de fio é conquistado através do uso de produtos químicos alisantes, que possuem diferentes técnicas de aplicação e manutenção.

Independente da técnica escolhida, os cabelos lisos obtidos quimicamente, vão requerer muito mais cuidados, pois, o córtex capilar sofre alterações drásticas, que causam ressecamento, frizz, quebra e até mesmo, queda em alguns casos mais graves.

Portanto, evite lavar os cabelos todos os dias e adie ao máximo o uso de chapinhas e modeladores elétricos, que vão ressecar ainda mais os cabelos, deixando com aspecto “palha” e sem brilho algum.

Não deixe de prestar muiiita atenção ao uso de colorações, já que a mistura dos componentes pode causar um corte químico e resultados desastrosos que vão demorar a serem corrigidos.

Dê preferência aos tonalizantes sem amônia e peça sempre orientação profissional.

Cabelos lisos mecânicos

Esse tipo de cabelos lisos são bem práticos, pois, o feito é temporário, obtido através do uso de chapinhas, secadores e escovas, sempre com auxílio de modeladores que mantém o resultado por mais tempo.

A vantagem principal, é que após a lavagem, os fios voltam ao formato original, mas, nem por isso, os cuidados devem diminuir. Intercale o visual liso com o natural, evitando o uso diário de aparelhos elétricos que alteram a estrutura temporariamente.

E não se esqueça dos cuidados básicos durante a lavagem e com a hidratação dos fios, pois, quando eles estão saudáveis, o efeito liso fica mais bonito e perfeito.

Como cuidar dos cabelos lisos para fios hidratados e lindos

Independente de qual seja o seu tipo de fio, é muito importante manter uma rotina de cuidados para ter cabelos lisos sempre maravilhosos, nutridos e brilhantes.

Invista em produtos oil free (não oleosos), como a Luminus Mask, que, com a sua fórmula ultra concentrada, vai fortalecer os fios da raiz à ponta, estimular o crescimento, nutrir, hidratar, reparar, desembaraçar, sumir com o frizz chatinho e ainda ajudar a combater a queda, deixando os cabelos lisos brilhantes e maravilhosos.

Já durante o uso de chapinha ou secador, não se esqueça de investir em produtos protetores térmicos e termoativados, que vão formar uma camada de proteção nos fios, evitando danos profundos e ainda promovendo uma finalização perfeita.

Agora, que você já entendeu tudo sobre os cabelos lisos, acesse www.luminushair.com.br para conhecer a linha completa de produtos que vai revolucionar o crescimento dos seus fios, os deixando cada vez mais lindos, fortes e poderosos!

Voltaremos com mais dicas para cabelos lisos! 🙂