Não é raro ouvirmos as expressões jeans de mãe ou cabelo de mãe ou até mesmo nos depararmos com elas em meio a artigos e matérias sobre moda, maternidade e estilo de vida. Sempre se referindo a peças de roupas ou cortes de cabelo práticos, mas absolutamente sem graça, essas expressões se relacionam diretamente a tudo aquilo que normalmente não é falado: a transformação que ocorre com uma mulher no momento em que ela vira mãe.

Planejada ou não, a gestação traz consigo, desde os primeiros meses, pequenas amostras do que vem pela frente: mudanças permanentes que se misturam entre um novo amor, infinito e condicional, e sentimentos e realidades até então desconhecidos que, nem sempre, são bons.

É claro: em termos práticos, todas sabemos que junto com um bebê, chegam noites de sono perdidas, inúmeras descobertas, questionamentos e inseguranças, palpites desnecessários e uma nova agenda repleta de tarefas intermináveis e o grande desafio de dividi-las. Mas além disso, existem outras transformações que, além de inevitáveis, não podem ser vividas por ninguém mais além da nova mamãe.

Subjetivas e quase sempre muito complicadas, as mudanças que uma mulher enfrenta quando se torna mãe envolve aspectos relacionados à sua própria identidade, ao seu próprio ser e seu papel que, até então, ela tão bem representava. Neste novo momento, com seu filho em seus braços, é muito comum se esquecerem de quem eram e perderem sua individualidade para se tornarem fruto de todas as alterações que acontecem com seus corpos, dias, pensamentos e sentimentos.

E é nesse momento em que os famosos ‘de mãe’ aparecem. Sem saber o que fazer com um corpo totalmente mudado pelos quilos ganhos, pelos cabelos alterados pelos hormônios, pelas roupas que não servem mais e tampouco são práticas para a amamentação ou pela falta de uma rotina que não se limite ao bebê, muitas mulheres tendem a apostar em soluções consideradas fáceis: roupas largas, camisões e um cabelo curto que não exija muitos cuidados.

Embora tais soluções parecem superficiais, elas, na verdade, escondem uma vontade enorme de superar a frustração causada por tais transformações e o desejo de ter novamente algum controle sobre si, sobre seu visual, sobre suas vidas. Entretanto, tais soluções são tão genéricas que acabam apenas confirmando um novo status em que encontrar-se novamente torna-se cada vez mais distante.

Mesmo que pareça um clichê, ter calma e paciência é fundamental. Dar tempo ao tempo fará com que, aos poucos, a essência daquela mulher antes da gravidez volte a aparecer e, dia após dia, sua antiga aparência e o estilo que tanto gostava ganhem espaço outra vez. Por mais impossível que pareça, separar um tempinho mínimo para cuidar de si é infinitamente mais importante do que possa parecer, mesmo que isso só aconteça entre uma mamada e outra ou durante aquele tempo curtinho em que o bebê dorme.

Pedir ajuda não torna ninguém mais fraco! Aproveite a vontade de ajudar de sua família e amigas! Elas não apenas aliviam o peso em suas costas, mas também te coloca em contato com pessoas especiais com quem você pode conversar e colocar os mais diversos assuntos em dia, escapando um pouco do universo infantil.

Por fim, ame-se! Entenda que para que você consiga dar o seu melhor ao seu bebê, você precisa estar bem! Evite entrar em pilhas desnecessárias. Só você – e apenas você – sabe o que é melhor para o seu filho. Seja quem você precisar ser em cada momento e permita-se experimentar. Quem sabe aquela roupa que você há tanto tempo quer vestir outra vez não lhe serve de novo!? E se, de repente, uma nova cor (e não aquele corte radical) pode dar aos seus cabelos os novos ares que você tanto quer?

Quanto ao seu cabelo, conte conosco! Luminus Hair e a linha Luminus Hair Activated possuem formulações específicas para estimular o crescimento e reduzir as quedas – seja por razões naturais ou por danos externos. Enquanto Luminus Hair é um complexo vitamínico 100% natural que age de dentro para fora, dando os nutrientes necessários para que o cabelo cresça de forma saudável e acelerada (até 3x mais rápido!!!) e tornando os fios mais fortes e brilhantes, os produtos da linha Luminus Hair Activated agem de fora para dentro, como um complemento do tratamento com as cápsulas, proporcionando aos fios mais saúde e todos os cuidados necessários para que os fios se mantenham fortes e resistentes. Seguros, podem ser utilizados por lactantes sem riscos (mas jamais deixe de consultar o seu médico, hein!?)!

Na próxima vez que você ouvir qualquer expressão ‘de mãe’ como algo pejorativo ou se referindo à algo sem graça, lembre-se: você é e sempre foi única e jamais deixará de ser! A única diferença agora, é que além de tudo o que já te fazia incrível antes, você tem algo a mais: o amor incondicional pelo seu filho, que te ama e te admira por quem você é!