Quem não adora aquela visita estratégica ao salão? Seja para dar um up, cortar só as pontinhas ou até mesmo para fazer aquela super mudança, aquele tempo sentado na cadeira, conversando com o cabeleireiro e ouvindo o barulhinho da tesoura é capaz de acabar com qualquer mau humor e ainda dar uma boa energizada!

Para a maioria das mulheres, mexer no cabelo é sempre uma delícia! Ainda mais quando a gente se depara com aquele corte incrível daquela atriz da novela ou aquela cor super moderna daquela cantora que a gente adora… Fala sério, que nunca se inspirou em uma celebridade?

Mas… antes de se inspirar em celebridades ou até mesmo em tendências de moda e se jogar em uma transformação, você analisa se esse novo estilo tem mesmo a ver com você e com o seu estilo?

Assim como as roupas, existem cortes e cores de cabelo que funcionam muito bem em algumas pessoas, mas simplesmente ficam péssimas em outras! E por isso, antes de apostar em um novo look, é sempre muito importante considerar suas características físicas, como peso, altura, tom de pele, formato do rosto e do nariz, cor dos olhos…

Considerados por muitos uma arte, o visagismo consiste em criar uma imagem pessoal de acordo com suas características físicas e com aquilo que se deseja expressar. No universo dos salões de beleza, a partir de técnicas e truques, o profissional visagista revela e ressalta as qualidades de suas cientes, através da cor da cor ideal, do corte específico e do penteado, entre tantos outros recursos estéticos.

Para um cabelereiro acertar um corte de cabelo, ele deve considerar as qualidades de suas clientes, assim como suas características físicas e os princípios da linguagem visual – harmonia e estética. Além de criar um visual perfeito, ele deve também fazer com que a imagem criada esteja em sintonia com o modo de vida de cada.

Existem muitos profissionais especializados em Visagismo, mas caso você não encontre o seu preferido, é possível ter uma ideia de como analisar suas características antes de fazer aquela mudança. Uma das características mais determinantes para o sucesso de um corte é o formato de rosto. Dê uma olhadinha:

Rosto Oval: em função da proporcionalidade, este tipo de rosto aceita diversos tipos de corte e diferentes comprimentos. Dependendo de seu estilo e tempo para se arrumar, franjas caem super bem e dão um toque extra ao rosto.

Rosto Redondo: funciona bem com comprimentos abaixo do ombro e fios desfiados, sem volume nas laterais, para que as bochechas não ganhem destaque. Franjas assimétricas e alongadas também caem bem.

Rosto Quadrado: para suavizar a rigidez das formas, diferentes cortes e comprimentos são indicados para este tipo de rosto, especialmente os mais longos. Caso goste de franja, aposte nas assimétricas, nunca nas retas!

Rosto triangular: independente do comprimento, cortes desconectados e assimétricos são os mais indicados para rostos triangulares, especialmente se seus fios forem cacheados ou crespos. Franjas caem muito bem e criam mais equilíbrio.

Mas não é só de corte que vive um cabelo, né? Quem não ama mexer na cor?

Se você adora inovar nos tons, as dicas abaixo vão te ajudar bastante:

Pele de tons frios: se seu rosto tem aquele tom pálido com nuances rosadas, lilás ou azuis fracos, o ideal é que você aposte em cores acinzentadas, irisadas, beges e amadeiradas. Caso seja super fã do loiro, esqueça o dourado e o mel. Para você, o melhor são fios platinados!

Pele de tons quentes: se mesmo sendo bem clara, sua pele tem tons amarelados, dourados ou alaranjados, aposte em tons acobreados, chocolates, avermelhados e dourados.

Pele negra: procure sempre escolher um tom que não seja tão parecido com o da pele, para que o visual não fique muito apagado ou monocromático. Se sua intenção é mudar radicalmente e apostar no loiro, escolha com cautela! Além de combinar com o seu estilo, o tom deve destacar seu bronzeado!

Pele negra – tons mais escuros: tons entre o marrom e o chocolate ficam incríveis, enquanto tons avermelhados ou acobreados destoam completamente.

Pele negra – tons mais claros: tons marrons como avelã ou mel funcionam muito bem. Por ter uma pigmentação mais amarelada, este tipo de pele tem mais facilidade para se adaptar a tons mais castanhos.

Peles neutras: se você é uma daquelas pessoas que não se queimam facilmente ao sol, a variedade é maior e a chance de a coloração ficar linda é enorme! Neste caso, priorize seu gosto, seu estilo e quais cores você mais costuma vestir.

Viu só!? Assim como qualquer mudança, trocar o estilo do seu cabelo também exige cuidados e reflexão. Mas não é por isso que você deve ter medo, viu?

Mudanças fazem parte da vida e nos ajudam a encarar novas situações com mais força e entusiasmo! Além disso, com os produtos Luminus, seu cabelo estará sempre pronto e protegido para você fazer o que quiser sem medo!