Fale a verdade: quando você vê aquele cabelão comprido lindo, digno de uma sereia, cheio de brilho e movimento, você se imagina com ele e já sai fazendo milhões de planos e pesquisas na internet para deixar seus amados fios suuuuuper longos?

Você não é a única! Cabelos super compridos fazem o maior sucesso, mas são poucas as mulheres que tem paciência para esperar os fios crescerem e para cuidar das madeixas da forma adequada.

Naturalmente, os fios de cabelo crescem apenas 1cm por mês. Mesmo que bem pouquinho, até mesmo este crescimento pode ser reduzido dependendo da situação do cabelo ou até mesmo de hábitos do dia-a-dia. Mas, por um outro lado… existem truques que podem fazer com que seus fios cresçam ainda mais um pouquinho e mais rápido! Quer saber?

Alimentação

Acredite, não é forçar a barra: sua alimentação interfere até na saúde do seu cabelo! Comer de forma saudável é importante para a formação e a manutenção influencia diretamente na aparência dos fios. Falta de brilho e força, por exemplo, podem ser sinais de uma alimentação inadequada e insuficiente em proteínas e vitamina A, C, E, Complexo B, entre outros nutrientes.

Procure incluir em seu cardápio alimentos alaranjados, como a cenoura, vegetais verde escuros, peixes, leguminosas e grãos (linhaça, quinoa, aveia, chia, castanhas e feijões brancos). Ah! E claro… não se esqueça de beber água… MUUUUUITA água!

Lavagens

Não existe uma regra ou uma fórmula mágica: a frequência com a qual devemos lavar o cabelo varia de pessoa para pessoa e depende da situação do couro cabeludo e dos fios.

Estrutura do fio: Se seus fios são finos, a frequência das lavagens pode ser maior, mas se seus cabelos são mais encorpados, o ideal é lava-los em dias alternados ou até mesmo a cada três dias.

Tipo de cabelo: cabelos oleosos podem ser lavados diariamente, desde que com shampoos suaves e de uso diário (caso contrário, os fios serão danificados). Cabelos secos, por sua vez, devem ser lavados em dias alternados e com produtos próprios para hidratação.

Hidratação

Você pode até já saber disso, mas hidratação é mesmo fundamental para que fios continuem crescendo saudáveis e fortes. Muitas vezes, a impressão de que os fios demoram a crescer pode se dar em função da quebra ou até mesmo pela falta aparência fraca e minguada dos fios.

“Hidratar regularmente reduz o frizz, aumenta a maciez, dá brilho e previne os danos causados por fatores como o uso de químicas, a exposição ao sol, o contato com o cloro e a utilização de fonte de calor, como o secador e chapinha”, afirma Alex Moraes, cabelereiro do Marcos Proença Cabeleireiros. E a frequência também é super importante: “… devemos usar e abusar da hidratação. Não basta cuidar uma vez ao ano, é necessário ter regularidade para obter os efeitos desejados e usufruir destes benefícios”.

E quando a gente fala em hidratação, você já sabe, né? “A Luminus Mask é uma máscara incrível, pois além de fortalecer a estrutura interior dos fios, hidrata, dá brilho e ainda ativa o crescimento do cabelo”

Sossego pros fios

Muitas de nós não vivemos sem secador, chapinha e babyliss… Seja para mudar a textura, modelar ou apenas acelerar a secagem dos fios, esses nossos melhores amigos pode, eventualmente, causar danos quase irreparáveis aos fios.

De acordo com Alex Moraes, “o calor excessivo destes acessórios é capaz de ferver a água presente na fibra, formando bolhas que se rompem e deformam o fio. Ele faz com que proteínas importantes sejam perdidas, o que compromete a estrutura da haste. A fibra danificada, portanto, fica mais sujeita à quebra”.

Usar o secador diariamente pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho. Para minimizar tais efeitos, o ideal é usar com segurança: nunca na temperatura máxima, com uma distância entre a cabeça e o bocal de pelo menos 15cm e jamais parado em um mesmo lugar.

Se além do secador, você também é daquelas que adora uma chapinha ou um babyliss e os mantêm sempre à mão, a gente já te avisa: “A chapinha e o babyliss podem ser ainda mais prejudiciais. O ferro quente é tão agressivo para o cabelo quanto uma química”.

Que tal dar umas férias para os fios!?

Só as pontinhas, sim!

Esqueça aquela ideia de que já que a intenção é deixar crescer, os cortes são proibidos. Este dilema já era!

Cortar aqueles dois dedinhos é essencial para ajudar o cabelo a crescer e ainda mantém a aparência saudável e bonita dos fios. “Os fios devem ser aparados a cada 3 meses para a remoção das temidas pontas duplas que, além de prejudicar a aparência, fazem com que o cabelo embarace com mais facilidade, atrapalhando o crescimento rápido e saudável do cabelo”, diz Alex Moraes.

E aí? Gostou? São dicas fáceis que podem fazer bastante diferença na sua jornada pelo cabelão dos sonhos! Além delas, existem produtos específicos que podem te ajudar ainda mais… e disso a Luminus entende!

Ficou curiosa!? Aguarde! Novidades incríveis vem aí! 😉