Que a limpeza das escovas de cabelo influencia diretamente na saúde dos fios você já sabe. A novidade é que o dia de faxina não para por aí! Mas, você sabia que todas as suas ferramentas para alisar, modelar e secar os fios também precisam ser higienizadas!?

Por serem ferramentas que funcionam com calor, nossos amados secadores, chapinhas, babyliss e escovas modeladoras servem como um lugar perfeito para que as bactérias e fungos fiquem alojados.

Fala sério, né? A gente cuida dos fios com tanto carinho… não faz sentido colocar tudo à perder por conta de uma possível contaminação, né? Vamos lá?

Secador

Além de um abrigo quentinho, a cada vez que o secador é usado, ele expele fungos e bactérias no ar. Ou seja, além de direciona-los diretamente ao seu cabelo, você acaba também respirando este ar contaminado. Eca!

  1. Com o secador desligado e fora da tomada, tire a grade na parte de trás do aparelho deixando à mostra o filtro.
  2. Com uma escova de dentes nova e limpa, retire os resíduos (cabelo, poeira tecidos…) e limpe a área. Jamais use líquidos para fazer isso, mesmo que um pano úmido!
  3. Feche bem a grade e aproveite para limpar o lado externo do secador, especialmente o cabo, para deixa-lo livre dos restos de produto que ficam após o uso (fluídos, protetores térmicos, etc).

 Chapinha

Assim como o cabo do secador, as placas de cerâmica da chapinha também acumulam resíduos dos produtos aplicados nos fios antes do uso. Com o tempo, o resultado desse contato podem ser fios mais oleosos e queimados!

Não se preocupe! Limpar sua chapinha é bem simples: desligada, fora da tomada e FRIA, passe nas placas uma toalha umedecida em água morna com uma pequena quantidade de sabonete líquido, esfregando-as delicadamente. Depois, seque-as com uma toalha seca. Aproveite para limpar também o cabo.

Babyliss

Apesar de seu formato diferente, o que acontece com o baby liss é exatamente o que acontece com a chapinha. Sendo assim, siga o mesmo processo, não esquecendo do cabo.

Escova Modeladora

Assim como as escovas comuns, que usamos apenas para escovar, as escovas modeladoras precisam ser higienizadas. Por usarmos protetores térmicos antes da utilização, suas acumulam ainda mais sujeira. Para limpa-las, o processo deve ser bem semelhante ao das escovas metálicas e almofadadas, mas sempre sem a parte da água!

Com a ajuda de um pente fino, retire os fios presos e emaranhados das cerdas, deixando-as livres. Limpe os espaços com a ajuda de uma escova de dentes. Quando as sujeirinhas tiverem se soltado, passe um pano levemente umedecido em água e deixe secar. Só ligue sua escova novamente quando tudo tiver bem sequinho.

Por mais trabalhoso que seja, tais processos são super importantes! Afinal, cabelo bonito também é cabelo saudável! Mãos à obra!?