No último post, nós explicamos o quanto a escolha da escova certa é importante para os cuidados e a saúde dos seus cabelos. Cada tipo de escova – suas cerdas, formatos e materiais – desempenha um papel diferente e, consequentemente, produz resultados diferentes também.

Agora, você sabia que a vitalidade e a aparência dos fios também estão diretamente relacionadas aos hábitos de escovação do dia-a-dia? E que muito do que sempre ouvimos sobre a escovação são mitos? A Luminus te ajuda a desvendar esses pontos! Vamos lá?

Mito 1: A forma correta de desembaraçar os fios é da raiz para as pontas

Apesar de parecer a forma mais adequada, desembaraçar os fios de cima para baixo gera ruptura das fibras, ou seja, a tão temida quebra! Na verdade devemos fazer  justamente o contrário: para acabar com os nós, devemos sempre começar das pontas para a raiz, desmanchando-os cuidadosamente um a um e deixando o topo da cabeça por último.

Mito 2: Escovar demais deixa o cabelo oleoso

Ao contrário do que muita gente pensa, escovar o cabelo constantemente não favorece a produção de sebo. Isso só acontece quando nossos fios já estão oleosos e, à medida em que escovamos, levamos bactérias da raiz para o couro. Se você tem mania de pentear o cabelo sempre, não precisa se preocupar: massagear o couro cabeludo regula a secreção das glândulas sebáceas e melhora a circulação sanguínea.

Mito 3: Escovar antes de dormir faz bem

Pode esquecer aquela antiga história de que escovar os fios 100 vezes antes de dormir garante brilho e maciez no dia seguinte! Quanto mais vezes você escova, maiores são as chances de quebra, especialmente se você estiver usando o tipo errado de escova! Escova apenas quando sentir que é necessário!

Mito 4: Cabelo molhado e escova não combinam

Especialmente se seus fios forem crespos, escovar o cabelo no chuveiro com a ajuda de um condicionador ou uma máscara é a melhor opção para desembaraçar os fios sem quebrar os nós. Além de mais rápido, tirar os nós durante o banho é mais confortável e ainda ajuda a espalhar os produtos uniformemente ao longo dos fios. Mas atenção! O tipo certo de escova, é essencial, hein? Prefira aquelas com cerdas abertas e de materiais que possam ser molhados!

Mito 5: As bolinhas da cerda não servem para nada

Pelo contrário! Por ser parecido com a pele, o couro cabeludo pode ser facilmente ferido caso a escovação seja feita com materiais inadequados ou com muita força. As bolinhas da escova tanto diminuem o atrito da escova com a raiz quanto evitam danos à estrutura dos fios.

E aí? Pronta para abandonar alguns velhos hábitos e deixar seu cabelo ainda mais incrível?