Sabe aquelas fases chatinhas em que, por mais que a gente tente, o cabelo parece não colaborar? A gente penteia, seca, alisa, enrola, prende e solta e nada (simplesmente nada) parece adiantar?  A culpa é da condição do cabelo!

Ao longo do tempo, além das mudanças que nós mesmas fazemos, o cabelo passa por outras alterações que nem sempre conseguimos prever ou entender. Essas mudanças fazem com que tudo o que estivemos acostumadas a fazer deixe de funcionar ou tenha, até mesmo, um resultado horrível. Assustador, não? Mas calma, dá para resolver!

A primeira coisa a fazer é identificar qual é a condição do seu cabelo. Depois, apostar nas dicas específicas para cada uma delas. Fique de olho nas dicas que a Luminus preparou! Cada post será sobre uma condição diferente. Vamos lá?

Cabelos Oleosos

Quando os cabelos estão oleosos, a sensação que temos é de que os fios são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Mas apesar da impressão de sujeira e da vontade de lavar o quanto antes, não é o cabelo que está oleoso, acredita?

Na verdade, é a glândula sebácea, localizada no couro cabeludo, que passa a produzir o sebo (óleo natural que mantém as condições normais da pele e dos fios) em maior quantidade. Normalmente, o excesso de sebo é gerado por fatores ambientais, como o stress, ou hormonais.

Mas e agora? O que fazer?

Lavagem

Mesmo que você esteja sonhando com a hora do banho, lavar o cabelo oleoso em excesso é justamente o que não se deve fazer. Sempre que massageamos o couro cabeludo estimulamos as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais oleosidade e agravamos o problema. Certifique-se sempre de que a água esteja no máximo morna.

Shampoo + Condicionador

Cada tipo de cabelo precisa de um produto específico. Se seu problema é a oleosidade, opte sempre por cosméticos específicos para esta condição e fique de olho na fórmula: os sulfatos, por exemplo, devem ser evitados.

A quantidade de shampoo que você usa também interfere na oleosidade do seu cabelo. Ao invés de preencher a mão toda com o shampoo, use apenas o correspondente a um quarto da sua mão. Na hora de enxaguar, use bastante água e tenha certeza de que todo o produto tenha sido retirado. Caso sobre qualquer vestígio de shampoo, seu couro cabeludo ficará irritado e tornará seu cabelo ainda mais oleoso. Se o seu cabelo for muito gorduroso, evite o condicionador. Escolha um de hidratação profunda e use apenas uma vez por semana, deixando-o agir por alguns minutos, como se fosse uma máscara.

Caso ainda assim você se sinta desconfortável sem lavar o cabelo, aposte no shampoo seco, um grande parceiro dos cabelos oleosos! Ele elimina os resíduos fazendo com que você sinta seu cabelo mais leve e menos gorduroso.

E para arrumar?

É importante que você saiba que escovar os cabelos excessivamente pode também estimular a produção de oleosidade. Tente pentear o quando menos você puder e sempre prefira usar pentes quando precisar desembaraçar os fios. Ao contrário da escova, as cerdas largas não armazenam oleosidade.

Evite usar a chapinha também. O cabelo reto e liso leva a oleosidade do couro cabeludo até as pontas, tornando-a mais visível. Além disso, produtos que normalmente são usados quando secamos, alisamos e enrolamos o cabelo deixam resíduos que tornam os fios ainda mais oleosos. Prefira sprays, fluídos, mousses e óleos desenvolvidos especialmente para cabelos oleosos e, ainda assim, use bem pouquinho!

Seja estratégica!

Prefira um corte que seja fácil de arrumar e manter. Assim, você não precisará usar tantos produtos e nem ficar arrumando sempre! Além de salvar seu cabelo da oleosidade, você ganha tempo e praticidade!

Hábitos saudáveis também ajudam!

Lembre-se sempre de que qualidade de vida é essencial, inclusive para a saúde dos fios! Mantenha sempre uma dieta baseada em vitaminas, minerais e proteína. Ela manterá seu cabelo nutrido, macio e brilhante, além de te deixar mais disposta!

Fuja do stress! Ele causa desequilíbrios hormonais que também interferem na saúde do seu cabelo. Para evita-lo, tente sempre ter um tempo para cuidar de si e pratique atividades físicas!

Você não precisa sofrer com seu cabelo oleoso! Você pode facilmente controlá-lo se você fizer as escolhas certas!