Com a chegada da primavera, o calor já começa a aparecer e com isso, a vontade de aproveitar os dias de sol com muita praia, areia e piscina!

Porém, essa exposição deixa o nosso tão amado cabelo seco e quebradiço, não é mesmo? Além disso, o excesso de suor também pode trazer problemas para o couro cabeludo, como micoses, caspas e coceiras.

Então vamos lá, cuidado redobrado nessa temporada! Anota aí algumas dicas essenciais para manter as madeixas lindas e saudáveis!

1 – Antes de ir à praia ou piscina, aplique um leave-in (sem enxágue) de boa qualidade e que possua filtro solar, pois ele forma uma cápsula protetora nos fios, impedindo a entrada dos raios solares e dificultando a saída de nutrientes da fibra capilar.

2 – Cabelos molhados ou úmidos devem ficar sempre soltos. Ficar com os cabelos molhados e presos por muito tempo pode trazer uma micose capilar, como a caspa, além de enfraquecer a raiz e estimular a queda dos fios.

3 – Aproveite a alta temperatura para tomar muitos banhos frios. A água quente é inimiga do cabelo, pois estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, deixando-os sem brilho.

4 – Diminua o uso de chapinhas e secadores.  Evite expor o cabelo a mais agressões, deixe para usá-los só em dias especiais.

5 – O uso de chapéu é excelente para criar uma barreira física mais resistente, protegendo o cabelo dos raios solares e ventos.

6 – Ao sair do mar ou da piscina, sempre que possível enxague os cabelos com água potável. Leve um borrifador ou garrafinha com a água potável para o caso de não ter uma ducha disponível.

7 – Se você passar muitos dias na praia ou curtindo a piscina, use um shampoo antirresíduos uma vez por semana para limpar bem o cloro e o sal.

8 – Hidrate! Aproveite o calor para potencializar o efeito de uma máscara hidratante. Mas lembre-se que o tempo de ação do produto deve ser respeitado para evitar efeitos negativos, como fios oleosos ou até o comprometimento da estrutura capilar.

😉