1. Cuide do seu cabelo na hora de lavar

Para que seu cabelo fique bonito e bem cuidado, é importante utilizar somente produtos destinados àquele tipo de cabelo. Existem linhas de xampu e condicionador específicos para cabelos crespos, lisos, oleosos, secos, tingidos, quimicamente tratados, entre outros.

Não lave o cabelo em água excessivamente quente e evite lavá-lo todos os dias. Sempre remova todo o xampu e condicionador dele ao terminar de lavá-lo e hidratá-lo. Prefira sempre água fria, pois ela ajuda a fechar as cutículas e evitar aquele aspecto horrível de cabelo descamado e arrepiado.

  1. Seque o cabelo sem estragá-lo

Antes de secar o cabelo, utilize um produto termo ativo para proteger seus fios dos danos causados pelo calor do secador e da chapinha. Evite secar o cabelo com o secador muito próximo à raiz, deixe-o sempre à 15cm de sua cabeça. Use a chapinha somente se for extremamente necessário e procure não deixá-la por muito tempo no cabelo.

  1. Corte seu cabelo regularmente

Para manter seu cabelo sempre forte e saudável e evitar o aparecimento das temidas pontas duplas corte-o, no mínimo, a cada três meses. Escolha um corte que valorize seu rosto, afinal, o cabelo é a “moldura” dele e merece todo capricho.

  1. Hidrate os seus cabelos

É necessário fazer hidratações a cada 15 dias para garantir a saúde e o brilho dos fios. As hidratações podem ser feitas em casa ou no salão, com os produtos adequados para seu tipo de cabelo.

Lave bem os cabelos com um xampu anti-resíduos e remova todo o produto. Após lavá-lo, aplique a máscara apenas no comprimento do cabelo, massageie e espere 15 minutos. Retire totalmente o produto do cabelo e o mesmo estará pronto para secar ou arrumá-lo como quiser.

  1. Proteja os fios do sol

Os cabelos sofrem muito quando expostos ao sol, ficam muito secos. Por isso, é importante sempre protegê-los com um chapéu ao ir à praia e em qualquer situação em que sua cabeça fique exposta ao sol por muito tempo. Além disso, quando o couro cabeludo sofre com a ação do sol, as caspas aparecem deixando o cabelo com aspecto sujo e oleoso. Para deixá-los ainda mais seguros contra os raios UV, utilize um protetor solar para cabelos.

  1. Penteie com carinho

Tenha muito cuidado e paciência ao escovar ou pentear seus cabelos. Se eles ficam embaraçados com facilidade, prenda-os levemente com elástico quando for sair ao vento e ao dormir. Na hora de desembaraçar use um pente com cerdas largas e nunca uma escova. Penteie gentilmente para não quebrar os fios, e sim, desembaraçar aos poucos.

  1. Fuja do frizz

Para que seu cabelo esteja sempre arrumado recomenda-se utilizar um desfrisante após a secagem. Desta forma, os fios arrepiados abaixam e o cabelo fica com uma aparência melhor.

  1. Alimente-se bem

A alimentação influencia diretamente na beleza não só dos cabelos mas também da pele e das unhas. Os alimentos mais indicados para deixar os cabelos saudáveis são os ricos em ferro, cobre, zinco, minerais, vitamina B12, biotina, proteínas e iodo. O que deve ser evitado inclui enlatados, refinados e alimentos artificiais.

  1. Beba líquidos

A água é responsável pela hidratação da pele e dos cabelos, por isso é essencial sempre beber bastante líquidos. Desta forma seu cabelo adquire hidratação natural que vem do seu organismo e ajuda a deixar as madeixas ainda mais macias e brilhosas.

  1. Evite molhar os cabelos na água da piscina

A água de piscinas geralmente possui grandes quantidades de cloro e outras substâncias que ressecam e enfraquecem os fios. Por isso, se for à piscina e eles molharem, lave-os imediatamente e hidrate para que seus fios não sejam danificados pelo cloro. Nada de deixar a água clorada no cabelo por horas e horas.

Anotou tudo certinho?!