1 – Elimine as pontas secas com cortes regulares

Os fios secos podem ser ocasionados por diversos fatores como: o grande comprimento dos fios, uma vez que as proteínas não conseguem chegar às pontas; uso de shampoos inadequados; tratamentos químicos; falta de proteção solar e exposição exagerada ao sol.
No final do verão, a maioria das mulheres sofre com os cabelos ressecados, mas existem alguns truques para reverter os danos e preparar os cabelos para o outono.

Uma forma de minimizar esse problema é investir em um bom corte. O ideal é que as pontas sejam removidas a cada dois meses.

Para quem não quer mexer no comprimento dos cabelos, vale a pena investir no corte bordado. Essa é uma técnica feita ao longo do fio que remove apenas as pontas duplas, secas e danificadas. O corte é realizado com uma tesoura especial que sela a cutícula das madeixas.

 

2 – Invista em uma limpeza profunda dos fios

Os resíduos acumulados no dia a dia, como excesso de sujeira, poluição, restos de produtos e químicas, resultam em fios pesados e com pouca eficiência nos tratamentos.

Nossa dica é investir em shampoos anti-resíduos para fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo e fios. Esses produtos têm como função abrir as escamas capilares, limpar os fios e fechá-las em seguida.

O procedimento pode ser realizado por um profissional e também em casa, com produtos menos agressivos vendidos no mercado.

Recomendamos o uso do shampoo a cada 15 dias para não agredir os fios e, após o seu uso, aplicação de uma máscara de tratamento intensiva para recuperar o brilho e hidratação dos fios.

Aproveite para incluir no seu ritual capilar a limpeza profunda do couro cabeludo e fios, melhorando a oxigenação e saúde dos cabelos como um todo!

 

3 – Proteja os cabelos contra os raios UV mesmo nos dias menos quentes

Muitas pessoas acham que, quando o sol não está forte, não há necessidade de proteção. Assim como na pele, os raios UV são nocivos aos fios mesmo quando o dia está nublado ou quando não está muito calor.

O cabelo muito exposto ao sol torna-se mais áspero, sem brilho, frágil e quebradiço. Os cabelos tingidos merecem um cuidado especial, já que a exposição, além de danificar o fio, também pode alterar a cor, por isso deve-se criar uma rotina de cuidados também para os cabelos.

Recomenda-se aplicar um spray capilar com filtro UV nos cabelos todos os dias, e especialmente se pretende se expor ao sol.

Outra alternativa que auxilia na barreira contra a luz solar é o uso de acessórios, como chapéus, bonés e lenços. Se estiver na praia, recorra ao guarda-sol!

 

4 – Cabeludo também merece atenção e cuidado

Em dias mais frios do outono, é comum lavarmos o cabelo com água quente e utilizarmos o secador com mais frequência. A soma desses fatores agride o couro cabelo, desencadeando problemas gerais para o cabelo (ressecamento, quebra, frizz e etc).

Utilizar óleos naturais como, por exemplo, o óleo de essência de gergelim, para massagear o couro cabeludo é essencial para mantê-lo mais nutrido, além de deixar a circulação sanguínea mais ativa e livre de toxinas. Semanalmente, a massagem deve ser feita por cerca de 5 ou 10 minutos antes da lavagem normal.

DICA: Quando realizar a massagem, englobe também os músculos do pescoço. Desta forma também promoverá a redução do estresse

 

5 – Aposte no Leave-in

Quando a temperatura abaixa, é comum que o uso de secador aumente e, com isso, o frizz e a fragilidade do cabelo surgem. Leave-ins servem como um tratamento momentâneo para essas situações, sem deixar os fios pesados. Auxilia na redução do frizz, protege os fios da agressão térmica e define melhor as formas do cabelo.

Então antes de utilizar o secador, aposte nessa super dica para proteger o seu cabelo dos choques térmicos!

 

6 – Use secador, chapinha e babyliss adequadamente

Sabemos que não tem como viver sem esses utensílios, não é mesmo? Mas o calor dessas ferramentas provoca grandes danos aos cabelos, se não forem usados com precaução.

Damos algumas dicas abaixo:

1. Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo agride menos os fios;

2. A chapinha deve ser usada em temperaturas específicas em cada tipo de cabelo;
✓ Cabelo mais grosso: até 230° C.
✓ Cabelos f¬inos e frágeis: até 180° C.
✓ Fios com escova progressiva e tinturas: até 200° C.

3. Usar leave-in termoativado, principalmente os produtos que possuem silicone e queratina em sua fórmula, pois formam uma película protetora ao redor do f¬io e ajudam a selar as cutículas, eliminando o frizz;

4. Manter o secador a uma distância mínima de 15 centímetros do cabelo e jamais deixar o acessório parado em um mesmo local por muito tempo.

Aproveite nossas dicas e tenha um cabelo incrível!

 

7 – Lavagens menos frequentes preservam a saúde dos fios

Lavar com muita frequência o cabelo contribui para o ressecamento dos fios. O indicado é que a lavagem seja realizada em dias alternados.

A água do chuveiro combinada com o shampoo frequente pode retirar os óleos naturais essenciais à saúde dos fios. É muito importante se atentar à temperatura da água, ela deve estar morna.

Para quem tem cabelos oleosos ou mistos, o shampoo à seco é uma boa dica para diminuir a oleosidade dos fios e deixa-los com mais volume e um movimento supernatural.

 

8 – Aposte em produtos com queratina

Formada por aminoácidos, a queratina ajuda no processo de formação da estrutura do fio do cabelo. Repõe a perda devido ao excesso de químicas, exposição ao sol, praia, piscina, prancha e outros fatores que danificam a fibra capilar.

Ela pode ser aplicada de diversas formas:

✓ diretamente nos fios;
✓ combinando com máscaras;
✓ combinando com óleo de argan, coco ou amêndoas;
✓ como finalizador;

Nossa dica é que seja utilizada 1x por semana, pois a queratina em excesso pode fragilizar os fios.

 

9 – Consulte um bom cabeleireiro para reavivar o tom dos seus fios

Agressões do sol, mar e piscina podem interferir na cor do cabelo, deixando-os com um tom diferente ou desbotado.

Por isso é muito importante tratar bem os fios, utilizando produtos adequados ao seu tipo de cabelo e visitando seu cabeleireiro de confiança para dar uma repaginada na cor.

Muitas vezes um simples tonalizante resolve o problema! Além de reavivar a cor, irá dar brilho aos fios!

 

10 – Use óleo nos dias frios

Nos dias frios é comum as mulheres usarem acessórios como cachecóis, lenços, gorros e toucas.

O atrito do cabelo às fibras dos tecidos cria uma sensação áspera nos fios. Além disso, nos dias de chuva, o frizz aumenta.

Para minimizar esses efeitos, recomendamos o uso de óleos para desembaraçar os fios e deixa-los com mais brilho.

Que tal deixar sempre um óleo na bolsa para deixar o cabelo mais bonito?

 

 

 

www.luminushair.net