Apesar de muito falado no universo da beleza, muitas pessoas não conhecem ou ainda têm algumas dúvidas sobre cronograma capilar.

Um cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis. A rotina é composta por hidratação, nutrição e reconstrução.

É preciso entender a necessidade do seu cabelo antes de comprar qualquer produto. Isso poder ser feito por meio de um simples teste que irá ajudar a montar seu cronograma:

 

Seguir as orientações abaixo também podem te ajudar a perceber do que seus cabelos mais precisam no momento:

– Cabelos sem brilho, armados, embaraçados, ressacados: certamente eles precisam de hidratação. E lembre-se: todo cabelo precisa de hidratação.

– Cabelos com frizz, desalinhados e porosos: provavelmente precisam de hidratação ou umectação.

– Cabelos muito finos, com pontas duplas e quebradiços: precisam provavelmente de reconstrução.

Atualmente, é possível encontrar na internet diferentes tipos de cronograma e eles servem como uma orientação especialmente para quem está começando, mas a ideia é que a pessoa adapte as etapas de tratamento conforme as necessidades de seus cabelos. É importante respeitar sempre o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos.

 

O cronograma capilar é muito eficiente e recomendado para pessoas que passaram por agressões químicas, pois irá reconstruir as fibras dos cabelos.

Sua duração é de um mês e havendo necessidade de continuidade, o cronograma pode ser repetido até que os fios estejam saudáveis, com brilho e resistência. A sugestão é que ele seja usado, em média, até três meses ou, em casos de grande perda de massa capilar, até recuperar toda a elasticidade e saúde.