Diminuição na produção de progesterona e estresse são fatores que contribuem para o enfraquecimento e queda acentuada dos fios

 Queixa muito comum entre as mães que tiverem bebê há pouco tempo, a queda acentuada de cabelo é percebida, geralmente, entre o segundo e terceiro mês após o parto e pode se estender por um período que varia de mulher para mulher. Normalmente, uma adulta perde entre 100 e 125 fios por dia, mas nos meses que sucedem o nascimento do bebê, é possível perder até 500 fios no mesmo período.

Depois de passar por uma gestação marcada, muitas vezes, pela aparência incrível das madeixas, onde os fios ficam mais fortes, sedosos, encorpados e crescem muito rápido, as mães se decepcionam com a mudança na qualidade e quantidade dos fios. Isso acontece por que há uma readequação hormonal nesse período. Depois do parto, a produção hormonal, principalmente, do Progesterona, que prepara o corpo para gravidez e também contribui para a saúde dos cabelos e da pele, começa a voltar ao normal.

De acordo com a nutricionista Gabrielly Vieira do Luminus Hair, outro fator responsável pela queda dos cabelos após o parto é o estresse gerado nesse período. “Para a saúde dos fios voltarem ao normal leva-se um certo tempo devido à grande mudança hormonal e emocional, mas alguns cuidados ajudam a atenuar o processo de queda e melhorar a saúde dos cabelos”, explica.

 

Confira 5 dicas da nutricionista para controlar a queda de cabelo após o parto:

Invista em uma alimentação rica em nutrientes: Inclua mais frutas, legumes, verduras e fontes de proteína no cardápio. Foque em uma alimentação equilibrada e variada que contenha vários grupos alimentares, vitaminas e minerais. Quanto mais colorida sua alimentação, melhor!

Procure consumir alimentos que possuam Vitamina C, Zinco, Biotina e Ácido Pantotênico.

Aposte em complexo vitamínico: Com a correria do dia a dia, especialmente nessa fase da vida materna, fica difícil seguir uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes necessários para o fortalecimento do corpo e dos cabelos. Nesse caso, é possível encontrar no mercado complexos vitamínicos que ajudam na ingestão e absorção da variedade e quantidade de nutrientes que você tanto precisa. “Uma cápsula contém as vitaminas diárias necessárias para deixar o cabelo mais forte, saudável e bonito. Além de não ter efeito colateral e poder ser consumido durante a amamentação, a solução natural possibilita um efeito rápido principalmente se ingerido em jejum”, comenta Gabrielly Vieira, nutricionista do Luminus Hair.

Inclua muitos líquidos como sucos e vitaminas no seu dia a dia: A força e o crescimento dos fios estão diretamente ligados ao consumo de vitaminas e minerais. Uma forma de consumir uma boa quantidade de frutas é preparar sucos e/ou vitaminas. Além de ser muito saudável e ajudar na hidratação, eles possibilitam a ingestão de uma variedade grande de nutrientes. Você pode, inclusive, incluir na mistura verduras e legumes.

Aproveite o horário de banho de sol do neném e tome sol também: A falta de vitamina D pode aumentar a queda dos fios. Tome sol em horários que os raios ultravioletas não agridam a pele para estimular a produção da vitamina.
Lembre-se que o banho de sol deve ser tomado antes das 10 horas e após as 16 horas.

Atente-se aos seus hábitos com o cabelo: Lembre-se que todo procedimento estético no pós-parto precisa ser autorizado pelo seu médico. Além de ser cautelosa com procedimentos químicos, evite o uso frequente de secador e chapinhas, afinal, quando expostos ao calor, os fios podem sofrer mudanças na estrutura, podendo trazer prejuízos. No caso do secador, uma dica importante é usar um produto para auxiliar no processo da escovação. Além disso, evite prender os cabelos, pois esse ato pode causar mais queda ainda.